X

Segunda-Feira histórica no tênis

Domingo, 18 de fevereiro 2024 às 15:04:15 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Carlos Omaki - Nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2024, pela primeira vez na história do tênis mundial, a lista dos 10 melhores tenistas da ATP não incluirá nenhum tenista que bate a “esquerda” (backhand ), com uma mão (single handed ou one handed backhand).



Com a queda no ranking do grego Stephanos Tsitsipas (#10), a lista dos 10 primeiros tenistas no ranking mundial da ATP, que segue liderada pelo sérvio Novak Djokovic será divulgada com o australiano Alex de Minaur em 9º, a frente também do americano Taylor Fritz que será o 10°.

A lista será divulgada com os seguintes nomes:
1 - Novak Djokovic
2 - Carlos Alcaraz

3 - Jannik Sinner
4 - Daniil Medvedev
5 - Andrey Rublev
6 - Alexander Zverev
7 - Holger Rune
8 - Hubert Hurkacz
9 - Alex de Minaur
10 - Taylor Fritz

Se pensarmos em números, em previsões, este momento histórico estava sendo aguardado há muito tempo pelos estudiosos, já que matematicamente não havia muita explicação para os jogadores adeptos a esquerda de uma só mão se manterem entre o seleto grupo dos 10 melhores, já que nas categorias de base o número de tenistas que executam o golpe com as duas mãos é esmagadora.
Para os leigos ou aqueles que baseiam seus conhecimentos na literatura e nos Googles, terminarão acreditando que o percentual de jogadores que batem à esquerda de uma mão se aproxima de 10%.
O que cabe uma reflexão.
A estatística de 10 a 13 por cento começa a se aproximar da realidade quando analisada entre os melhores 1000 jogadores profissionais do mundo.
Como contrapeso para a análise, me permitam usar a nossa escola (COT - Carlos Omaki Treinamento), como base para uma realidade em São Paulo, Brasil.
No dia de hoje, cuidamos semanalmente de aproximadamente 800 alunos entre os centros que coordenamos (Club Athletico Paulistano, Tênis Clube Paulista, Paulistana Academia, Associação Chinesa de Tênis do Brasil, Instituto Primeiro Serviço e Escola Paulista de Medicina).
Nossos últimos levantamentos nos dizem que temos cerca de 12 alunos que batem à esquerda com uma mão. O que não chega a 2%.
Se selecionarmos os “alunos” ou atletas com menos de 20 anos, chegamos a um número ainda menor. Com cerca de 450 jovens e crianças, achamos quatro jogadores que batem com uma mão. Menos de 1%, para facilitar.
E como requinte, estamos falando em uma escola onde além de o Head Pro (eu), bater com uma mão , a grande maioria dos treinadores também o fazem.
Se os números do Google nos apontam 13% entre os 1000 melhores, no que seria o pior momento desse estilo, temos dois tenistas entre os 20 melhores.
Novamente, no pior momento do estilo na história. O que seria 20%, saindo de 1 para 100, para 1 para 10 quando o nível sobe aos 20 melhores.
A ideia é provocar o leitor ao pensamento de que quanto mais o nível sobe, mais aparecem os jogadores de uma mão e refletir as razões para que isto aconteça.
Uma opinião pessoal é que os jogadores que batem o backhand com uma mão acabam sendo bastante completos em aspectos que envolvem o manuseio da raquete com uma única mão como o Slice de backhand, consequentemente os dropshots e os eficientes aproaches de Slice , os voleios de esquerda, os backhand smashes, entre outros.
Espero que o leitor ache interessante a reflexão e nos provoque a análises mais minuciosas.
No mais, vamos curtir os bons torneios, especialmente os que estão acontecendo no Brasil e as atuações impecáveis da Bia Haddad, Luisa Stefani, Laura Pigossi e dos meninos também é claro.
Grande abraço e até a próxima.

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 40 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do Tênis brasileiro, é proprietário da COT (Carlos Omaki Treinamento) tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athletico Paulistano e Tênis Club Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 800 atletas na cidade de São Paulo.

teninews.com.br
br.jooble.org