X

Medvedev vira de forma incrível contra Zverev e joga 3ª final na Austrália

Sexta, 26 de janeiro 2024 às 10:09:52 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O russo Daniil Medvedev vai decidir o título do Australian Open pela terceira vez na carreira. O terceiro do mundo conquistou uma virada que parecia inacreditável nesta sexta-feira sobre o alemão Alexander Zverev, sexto colocado.



Medvedev superou o germânico por 3 sets a 2 com parciais de 5/7 3/6 7/6 (7/4) 7/6 (7/5) 6/3 após 4h18min de duração na lotada quadra Rod Laver Arena. Foi o 19º jogo entre os dois, a 12ª vitória do russo neste que foi apenas o primeiro duelo de Grand Slam deles na história.

Daniil vai jogar sua terceira final em Melbourne repetindo 2021, 2022 onde foi vice-campeão em ambas contra Novak Djokovic e Rafael Nadal. Ele jogará sua quinta final de Major. Foi campeão do US Open em 2021 e vice no mesmo torneio em 2019. Seu adversário será o italiano Jannik Sinner, quarto colocado, que derrotou Novak Djokovic em quatro sets acabando com invencibilidade de 33 partidas do sérvio no torneio onde é decacampeão. Sinner jogará sua primeira final de Slam. São nove jogos entre eles. Medvedev lidera por 6 a 3, mas perdeu as três últimas, todas no final do ano passado. Será o primeiro duelo de Slam deles.

Este foi o terceiro jogo de cinco sets de Medvedev na semana e o segundo com virada saindo de 2 a 0 abaixo. Ele fez isso contra o finlandês Emil Ruusuvuori logo na segunda rodada. Nas quartas de final foi ao quinto set contra o polonês Hubert Hurkacz.

O jogo

A partida teve um início muito sólido de Zverev, abriu 4/1 com duas quebras, viu o russo devolver quebras nos 6º e 10º games e forçou o alemão a buscar as linhas para conquistar quebra e sacar para a parcial mesmo pressionado.

O segundo set foi marcado por disputa em pontos longos e com Medvedev tentando pressionar com backhand. Acelerando a bola, o russo deu ao alemão a oportunidade de usar o peso de sua bola para definri quebra com belíssimo forehand cruzado no 5º game e a definição do set veio em novo trabalho do alemão na linha de base para devoluções longas no 9º game.

Na terceira, o russo conseguiu equilibrar melhor seu trabalho de segundo serviço e confiou na virada ao não ter nenhum breakpoint contra na parcial que foi paa o tiebreak. Ali, com uma mini-quebra em erro de Zverev no 9º ponto, Medvedev sacou com confiança e foçou o quarto set. 

Ali, o jogo seguiu equilibrado e o alemão demonstrando-se cada vez mais nervoso com seus erros. Medvedev aproveitou o momento para definir seus games mais rápido e ir parando o jogo. Zverev, que foi o único a salvar breakpoints na parcial, reclamou algumas vezes com o árbitro da partida de que Medvedev estava parando a disputa propositalmente para pedir verificação da fiscalização eletrônica das linhas. Ainda assim, confirmou saque e forçou novo tiebreak. Nele, duas mini-quebras nos 10 e 11º pontos definiram a ida do jogo ao set decisivo.

Medvedev se aproveitou de erros do alemão e abriu 4 a 2 com quebra. Zverev continuou errando e perdido na partida e o russo se aproveitou usando bem seu mental e saque para o triunfo por 6/3 com nova quebra de serviço.

teninews.com.br
br.jooble.org