Aos 38 anos a veteana taiwanesa Su-Wei Hsieh não cansa de fazer história para o tênis de seu país e sagrou-se campeã das duplas mistas do Austalian Open jogando ao lado do polonês Jan Zielinski. Este é o primeiro título dos dois.
Dona de seis títulos de duplas feminina, incluindo Roland Garros e Wimbledon em 2023, Su-wei Hsieh fomou parceria inédita com o Zielinski, 17º do ranking de duplas da ATP, que foi finalista em Melbourne nas duplas masculinas em 2023.
Juntos formaram a dupla cabeça de chave 3 da disputa e batalharam por 1h57 diante dos cabeças de chave 2 em Melbourne, a dupla do britânico Neal Skupski e a norte-americana Desirae Krawczyk, com placar apertado e de virada em 6/7 (5-7) 6/4 11-9 tendo convertido três aces a cinco da dupla da norte-ameicana, que cometeu o mesmo número de erros não-forçados dos campeões, sete, e disparou 19 bolas vencedoras contra 22 da parceria de Hsieh.
Na abertura da entevista coletiva após o título, Zielinski confirmou que foi à Austrália sem o objetivo de jogar duplas mistas: "Não estava pensando muito nisso, pois eu perdi quatro primeiras rodadas consecutivas nas mistas ano passado. Mas aí eu olhei a lista de quem estava à procura de parceiro, vi a Su e pensei: 'Uau, esta será a melhor parceira que eu teria', então eu busquei para sabe se ela aceitava e no mesmo dia nossos treinadores acertaram que jogaríamos. E eu então estava disposto a me divertir e ver como seria", disse o campeão nas mistas.
O polonês destacou ainda a experiência da parceira jogando duplas: "Ela é do tipo que pode nos carregar pelo caminho", definiu.
"Eu tive um bom torneio de mistas esse ano e eu joguei com uma verdadeira lenda, estou muito feliz com o caminho", disse o polonês que conquistou seu primeiro título de Grand Slam.
Su-Wei Hsieh foi questionada sobre as sensações e as diferenças do seu primeiro título de mistas da carreira: "É muito empolgante e diferente das duplas. Eu venci alguns títulos nas duplas (femininas), ano passado duas vezes e as rivais estavam firmes, ninguém nervoso em quadra. Eu também tenho um grande parceiro, que é bom na linha de base, rede e no saque, então eu preciso apenas fazer o meu trabalho que é bater a bola dentro das linhas da quadra. Este é o meu trabalho, está claro, ele fez o dele e nós fizemos um bom trabalho".
Hsieh confirmou que está jogando seus últimos torneios de simples da carreira: 'Eu ainda tenho alguns torneios para jogar com ranking especial [a tenista está voltando de lesão], mas não quero mesmo jogar muito. Quando eu jogo mais de duas partidas eu tenho ficado muito cansada, com muita fadiga muscular e eu não quero afetar as duplas, porque eu acho as duplas muito divertida e eu quero seguir curtindo o tênis. Não quero me lesionar e ser obrigada a aposentar, assim não. O plano é jogar menos torneios, gerenciar meu físico e fazer bem".