Em conversa com os jornalistas após se garantir nas quartas de final do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, o local Carlos Alcaraz foi questionado sobre o anuncio feito pela compatriota Sara Sorribes Tormo que decidiu se afasta do tênis para cuidar da saúde mental.
Sorribes não é a primeira atleta da elite do tênis feminino a se afastar do circuito para cuidar de sua saúde mental, antes dela a japonesa Naomi Osaka, a francesa Caroline Garcia, a americana Amanda Anisimova e outras já haviam se afastado no circuito para tratamentos da mesma ordem.
Alcaraz foi questionado sobre o caso de Sara, mas também do próprio, já que muitas vezes ele declarou que precisou se afastar por completo da competição para retormar sua melhor forma física e mental. A última pausa do espanhol foi entre Miami e Monte Carlo, onde acabou campeão
"Hoje em dia, infelizmente, nós e todos os outros prestamos muita atenção às redes sociais. Lemos todos os tipos de comentários, infelizmente, damos mais atenção ao negativo do que ao positivo, e isso nos afeta", refletiu o jovem.
"O tênis é um esporte muito exigente; você está lá semana após semana, torneio após torneio. Você precisa de um nível de exigência mental muito alto, e muitas vezes você não percebe que precisa parar até chegar a um limite em que parar por alguns dias não é o suficiente e aí precisa parar por muito mais tempo", destacou.
"Graças a Deus, não cheguei a esse ponto de ter que parar por vários meses; simplesmente parei por alguns dias, e isso me ajudou", ponderou.
"Às vezes, você precisa saber o que seu corpo e sua mente precisam, depois de Miami, eu sabia que precisava de vários dias para me desconectar, para não pensar em tênis, para ficar com minha família, cercado pelas pessoas próximas para clarear minha mente. Esses cinco dias foram muito úteis para eu descobrir o que era importante para mim. Isso me ajudou muito a começar o gravel tour, Monte Carlo, de uma boa maneira", confessou.
"É uma pena ver Sara, uma pessoa tão alegre, dizer essas palavras e deixar o tênis por alguns meses, mas espero que ela encontre as respostas que precisa em breve e que possamos vê-la em breve se divertindo e lutando como sempre, porque ela é uma grande guerreira", lamentou esperançoso.
Crédito: Jimmie48