A ida da bielorrussa Aryna Sabalenka para à final do Australian Open 2024 fez com que a vice-líder da WTA repetisse feitos das ex-números 1 do mundo, a alemã Steffi Gaf, a norte-americana Serena Williams e a bielorrussa Victoria Azarenka.
Ao vencer a norte-americana Coco Gauff na semifinal em 7/6 (7-2) 6/4, Sabalenka chegou à final em Melbourne sem perder sets e tornou-se a primeira a alcançar este feito no Aberto da Austália desde a alemã Steffi Graf, que conquistou campanhas invictas em sets nos torneios de 1988 e 1989.
Steffi Graf chegou a fica 19 partidas consecutivas sem perder sets no Australian Open. Entre a primeira rodada do toneio em 1988 e as quartas de final em 1990. A primeira tenista a tirar um set de Graf em Melbourne foi a tcheca Helena Sukova na semifinal. Ainda assim, a alemã venceu a semi e bateu a norte-americana Mary Jo Fernandez na grande final e em sets diretos.
Voltando à campanha de Sabalenka no Australian Open, a bielorrussa é a primeira mulher a fazer duas finais consecutivas do Aberto da Austrália desde Serena Williams em 2016-2017. A norte-americana perdeu em 2016 e venceu, grávida, a edição 2017.
Por fim, Aryna Sabalenka repetiu um feito que neste século apenas sua compatiota Victoria Azarenka conquistou, que foi alcançar três finais de Grand Slam em piso rápido consecutivas. Azarenka alcançou as finais do Australian Open e do US Open em 2012-2013, tendo quatro finais consecutivas no piso. A bielorrussa venceu as finais na Austrália e perdeu as de Nova York.