A chinesa Qinwen Zheng se tornou, na manhã desta quarta-feira, a última classificada para a fase semifinal do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, disputado no piso duro em Melbourne, na Austrália.
Jogando na quadra central Rod Laver Arena, Zheng superou a russa Anna Kalinskaya, 75ª, de virada com parciais de 6/7 (7/4) 6/3 6/1 após 2h20min de duração e vai brigar por vaga na decisão contra a qualifier ucraniana Dayana Yastremska, 93ª, que passou pela tcheca Linda Noskova, 50ª. Ela marcou dez dos últimos onze games da partida.
Com o desempenho, Zheng vai se garantindo pela primeira vez no top 10 sendo a primeira desde Na Li a obteer tal feito. Li foi campeã do torneio em 2014. Outra chinesa semifinalista de Grand Slam foi Jie Zheng. Zheng foi eleita em 2023 a jogadora que Mais Evoluiu na temporada passada após ganhar dois títulos de WTA.
A chinesa e a ucraniana são a sétima e oitava jogadoras nascidas no ano 2000 a fazerem semi de Major igalando Amanda Anisimova, Bianca Andreescu, Iga Swiatek, Emma Raducanu, Leylah Fernandez eCoco Gauff.