O chinês Zhizhen Zhang, 58° da ATP, conquistou a primeira vitória da China na disputa da United Cup ao virar sobre o tcheco Jiri Lehecka, 31°, na primeira disputa do Grupo E em Perth, na Austrália. Qinwen Zheng tenta vitória para a equipe.
Zhizhen Zhang segue batendo recordes para o tênis da China e tornou-se o primeiro de seu país a vencer 14 partidas diante de tenistas do top 50 da ATP, desde que ranking foi criado em 1973.
A 14ª vitória de Zhang em um top 50 se deu após uma batalha de 2h21 em que fechou o placar em 5/7 6/3 6/4 contra Lehecka, que disparou 10 aces a cinco do chinês, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 77% do tcheco.
A partida foi marcada por uma série de quebras, com os tenistas arriscando. No primeiro set, o tcheco abriu 3/1 após quebra no 3° game e sacando para a parcial no 10° foi quebrado e precisou devolveu a quebra para fechar a parcial. Na etapa seguinte, o chinês foi sólido na devolução para quebrar o saque do tcheco no 2° game, abriu 3/0 e administrou. No set decisivo, Zhang abriu quebrando o saque de Lehecka, que devolveu a quebra no 4° game, mas voltou a ser quebrado no 7° game e viu o chinês administrar.
Na sequência da competição, a número 1 chinesa Qinwen Zheng encara a tcheca Marketa Vondrousova.