O francês Arthur Fils, 36° da ATP, foi anunciado nesta quinta-feira como a 'Revelação do Ano' no circuito ATP. Indicado pelos colegas, Fils recebeu o prêmio por ser o tenista da Next Gen que entrou no top 100 e apresentou maior impacto no circuito.
Arthur Fils viveu aos 19 anos a melhor temporada de sua carreira. Ele começou o ano fora da lista dos 250 melhores do mundo e engatou 9 vitórias consecutivas nas duas primeiras semanas do ano, conquistando o Challenger de Oeiras (Portugal) e ficando com o vice em Quimper (França). Aproveitando convites dados pelos torneios franceses fez semifinais em Montpellier e Marselha. Em maio chegou ao seu primeiro título ATP da carreira ao vencer o torneio de Lyon, também na França. Ele ainda fez final no ATP da Antuérpia (Bélgica) em outubro e fechou o ano com o título do ATP Finals Next Gen em Jeddah, na Arábia Saudita.
Estavam indicados ao prêmio o também francês Luca van Assche, o italiano Flavio Cobolli, o americano Alex Michelsen, e o suíço Dominic Stricker.
"Estou muito feliz por ganhar o título de Revelação do Ano da ATP”, disse Fils ao site da Associação. “Foi um ano incrível para mim, com muitas boas lembranças. Espero que o próximo ano seja melhor, mas obrigado pelo apoio em todo o mundo”, finalizou ele.
Nos últimos anos, o prêmio de Revelação do Ano foi dado ao dinamarquês Holger Rune, ao espanhol Carlos Alcaraz e ao italiano Jannik Sinner.