Com apenas 20 anos, recém-completados em novembro, o jordaniano Abdullah Shelbayh (185º) já tem muita história para contar, e nesta semana, ele está presente na disputa do Next Gen ATP Finals, realizado em Jeddah, Arábia Saudita.
Shelbayh é o primeiro jordaniano a participar da competição, assim como o único tenista de seu país a vencer um título de challenger, no caso, em Charleston, nos Estados Unidos. O canhoto também conquistou vitórias em torneios de nível ATP, como Banja Luka e Metz.
“Foi minha primeira temporada no Tour, mas até agora foi a melhor da minha carreira em geral. Foi muito especial saber que tive meses muito difíceis neste verão e muitas mudanças ao meu redor. Não foi o melhor momento fora das quadras, por isso foi fantástico conquistar esse título em um momento tão importante do ano. Honestamente, estou muito feliz com a forma como joguei naquela semana”, analisou Shelbayh.
Mas o fato que chama a atenção sobre o jovem tenista, pelo menos neste início de carreira, são os anos dentro da academia de Rafael Nadal, perto das pessoas que auxiliam o espanhol, além do próprio. Ele chegou ao local em 2018, devido a uma amizade de Tony Nadal com seu agente, o Príncipe Lara Faisal.
“Estou na academia há muitos anos e é como se fosse a minha casa. Represento a academia em todas as partidas que jogo. É um grande nome para carregar nos ombros. Sou grato por tudo que a academia fez por mim, por tudo que o Rafa fez e por todos os jogadores da academia. Lembro-me de ter chegado há muitos anos e não esperava que fosse tão especial, não esperava passar tantos anos aqui”, explicou o jordaniano.
Nadal conhece bem o jovem tenista e acredita que ele vem crescendo: “Acho que ele é um jogador com um talento inato muito especial, capaz de fazer coisas que a maioria não consegue. Com seu estilo de jogo, deixa os adversários muito desconfortáveis. Eu sei porque já treinei com ele várias vezes. E ele acrescentou algo muito importante a isso: no último ano e meio ele deu um passo à frente na forma como vivencia o tênis”.
Quanto ao Next Gen ATP Finals, onde recebeu convite para ingressar nesta edição, Shelbayh espera aproveitar ao máximo: “Será uma grande experiência para mim e uma grande oportunidade de demonstrar meu nível e aproveitar as grandes partidas que jogarei contra os melhores jogadores do mundo. É uma grande oportunidade e vai ser muito divertido saber que estou num país árabe. Particularmente para o meu país, para a Jordânia, será muito especial. Também para o torneio, ter um jogador da região árabe será muito emocionante e divertido.”