X

ESPECIAL: Confira os retrospectos entre os tenistas nos Grupos do Finals

Quinta, 09 de novembro 2023 às 14:16:44 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Com a presença de quatro campeões em sua disputa, o ATP Finals de Turim, na Itália, teve seus grupos sorteados nesta quinta-feira, o que traçou o caminho de cada um dos oito melhores de 2023 em busca de fazer história e levar 1500 pontos.



Número 1 do mundo e atual campeão do torneio, o sérvio Novak Djokovic buscará seu sétimo título na competição e encabeça o Grupo Verde, que conta com o grego Stefanos Tsitsipas, 6°, campeão do torneio em 2019.

O grego e o sérvio já se enfrentaram 13 vezes no circuito profissional e Djokovic levou a melhor em 11 destes confrontos. Em 2023 os dois se encontraram uma única vez, na grande final do Australian Open, que ficou nas mãos do sérvio em três sets com dois tiebreaks.

Quem também está no grupo é o jovem italiano Jannik Sinner, 4°, que enfrentou e foi derrotado por Djokovic em três oportunidades no circuito. Este ano, os dois se enfrentaram apenas na semifinal de Wimbledon, vencida pelo sérvio em três sets. Diante de Tsitsipas, Sinner tem um retrospecto melhor, venceu dois dos sete duelos que teve contra o grego. No ano, os dois se enfrentaram em duas oportunidades, Tsitsipas levou a melhor nas oitavas de final do Australian Open numa batalha de 5 sets e o italiano deu o troco nas oitavas do ATP 500 de Rotterdã (Holanda).

Quem fecha o grupo é o dinamarquês Holger Rune, 10°, único estreante na disputa. O jovem de 20 anos enfrentou Sinner duas vezes e venceu os dois duelos, sendo um deles neste ano, na semifinal do Masters de Monte Carlo que acabou tendo Rune como campeão.

Diante de Tsitsipas, Rune tem o mesmo retrospecto de duas vitórias em dois duelos, mas os dois não se enfrentaram este ano. Contra Djokovic, Rune tem duas vitórias e duas derrotas. Este ano, eles se enfrentaram em duas oportunidades, ambas em quartas de final de Masters 1000, Rune levou a melhor em Roma e Djokovic a melhor em Paris-Bercy.

Em busca do tricampeonato do ATP Finals, o alemão Alexander Zverev, 8°, tem o Grupo Vermelho liderado pelo vice-líder da ATP, o jovem espanhol Carlos Alcaraz. Os dois já se enfrentaram seis vezes no circuito e cada um venceu três duelos. Neste ano, foram dois confrontos, ambos vencidos pelo espanhol nas oitavas do Masters de Madri e nas quartas do US Open.

Outro campeão do Finals que Alcaraz tem em seu grupo é o russo Daniil Medvedev, 3°, que venceu a competição em 2020. Os dois já se enfrentaram quatro vezes no circuito e cada tenista venceu dois duelos. Este ano, os dois se enfrentaram duas vezes, ambas semifinais de Grand Slam. Alcaraz levou a melhor em sets diretos na grama de Wimbledon, Medvedev, por sua vez, sofreu por 5 sets para vencer no US Open.

Zverev e Medvedev têm um longo histórico de confrontos, com 17 no total, sendo 10 vencidos pelo russo. Na temporada 2023, eles se enfrentaram cinco vezes e o russo levou a melhor em quatro destes duelos: sendo oitavas nos Masters de Indian Wells, Monte Carlo e Roma e a semi do ATP 500 de Pequim. Zverev deu o troco nas oitavas em Cincinnati.

Outro russo do grupo, Andrey Rublev, 5°, tem histórico de cinco derrotas em oito duelos contra Zverev. Todas as vitórias do russo fora nos confrontos desta temporada, sendo semi em Dubai e quartas em Bastad e Viena.

Contra Medvedev, Rublev sofreu seis derrotas em oito confrontos. No ano, Medvedev venceu os dois duelo entre eles: a final em Dubai e as quartas no US Open.

O ATP Finals 2023 marcará o primeiro confronto no circuito entre Carlos Alcaraz e Andrey Rublev.

teninews.com.br
br.jooble.org