A bielorussa Aryna Sabalenka, atual líder do ranking da WTA, foi bem direta quanto ao preocupante nível das quadras do WTA Finals, realizado este ano em Cancún, México.
Mesmo vencendo a primeira partida diante da grega Maria Sakkari (9ª) por dois sets a zero, parciais de 6/0 e 6/1, Sabalenka criticou a qualidade do piso e ainda disse claramente não se sentir segura dentro da cancha: “Honestamente, é outro nível de desrespeito da WTA para com as jogadoras. Às vezes, nem me sinto segura para entrar nesta quadra. Esse não é o nível que espero das finais do WTA”.
Após usar o peso de ser a número um para criticar a quadra, Sabalenka ainda conseguiu agradecer pela adversidade que pode fazê-la crescer profissionalmente: “Obrigado por este desafio que estou enfrentando agora de ter que aprender a me adaptar rapidamente às condições. Obrigado por isso. Mas isso não é algo que espero de um torneio de tão alto nível.”
Sabalenka está ao lado da cazaque Elena Rybakina (4ª), da norte-americana Jessica Pegula (5ª) e da grega Maria Sakkari no Grupo Bacalar.