Após a histórica conquista da medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, Laura Pigossi celebrou o feito, sendo a primeira mulher brasileira a ganhar a dourada em simples e duplas no esporte.
Ela derrotou a argentina Maria Lourdes Carle por 6/2 6/3 na decisão em 1h41min. Ela havia vencido duplas na noite de sábado com Luisa Stefani.
"Semana perfeita. Aprendi muito, toda minha vida sempre tive psicóloga que me dizia que a atitude de quem ia para as Olimpíadas e de quem ganhava a medalha de Ouro era muito diferente e depois de Tóquio senti isso na pele. Vim para cá decidida a ganhar minha vaga em Paris e conseguir a medalha de Ouro no individual e nas duplas e nada e nem meu cansaço fez perder meu foco nisso. Aguentar foi a palavra da semana. Hoje não estou me aguentando em pé, vou precisar de uns cinco dias para me recuperar. Mas estou muito feliz, é uma das melhores semanas de minha vida. Estou tentando esse Ouro desde Tóquio, É nosso!", vibrou a brasileira que espera ter inspirado outras meninas e também meninos a jogarem tênis.
"Espero que essa medalha inspire muito mais jogadores e jogadoras, principalmente quem queira jogar tênis que nosso esporte tenha mais visibilidade. Tênis me fez crescer como pessoa e jogadora. Se as pessoas conseguirem esse encanto pelo esporte que mais amo, já estará valendo".
Sobre a final, ela destacou o conhecimento da rival e o peso tirado pela vaga olímpica conquistada com a vitória na semifinal no sábado.
"Já conheço a Lourdes há anos, sei muito bem como ela joga, entrei muito decidida na minha tática. Quando perdi três match-points ela jogou bem, eu acabei ficando nervosa. A vaga olímpica na semi tirou uns 50kg das minhas costas".
A tenista prometeu lutar pelo Ouro em Paris 2024. Em Tóquio ela foi Bronze nas duplas com Luisa Stefani em medalha inédita para o tênis nacional: "É um prazer representar as cores do meu Brasil, quando entro na quadra pelo Brasil eu me transformo. E agora buscar esse Ouro na Olimpíada também".