empurrado pela torcida em Tóquio, no Japão, o local Shintaro Mochizuki, 215º da ATP, conquistou uma lutada e difícil vitória sobre o australiano Alexei Popyrin, 41º, e está na semifinal do ATP 500 da capital japonesa.
Convidado da organização, Michizuki nunca havia disputado a chave principal de um torneio em nível ATP e precisou de 2h24 para superar Popyrin com placar de 7/5 2/6 7/5, tendo convertido quatro aces contra 21 do australiano, que cometeu duas duplas-faltas a três do japonês e venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço conta 69% de aproveitamento de Mochizuki.
A campanha do japonês tem sido um sonho, ele abriu a semana com vitória sobre o dedicado argentino Tomas Etcheverry, 31º do mundo, na sequência bateu o prncipal favorito ao título, o norte-americano Taylor Fritz, 10º, e agora Popyrin como seu adversário de ranking mais baixo. Até esta semana no piso rápido coberto de Tóquio, Shintaro Mochizuki nunca havia vencido um tenista do top 50 da ATP.
Em busca de sua primeira final em nível ATP da carreira, Mochizuki encara o russo Aslan Karatsev, 50º, que venceu com tranquilidade o australiano Alex de Minaur, 13º, em 6/3 6/2 após 1h37 de partida.
Esta será a primeira vez que Mochizuki e Karatsev se enfrentam no circuito profissional.
A chegada à semifinal dará a Mochizuki seu melhor ranking da carreira, a posição de 129º do mundo na próxima segunda-feira. O ranking pode ser alterado, caso o tenista avance à grande final.