Em entrevista ao podcast de rádio da ATP, o ex-tenista suíço Roger Federer enalteceu Carlos Alcaraz e disse que o espanhol é uma mistura dele próprio, de Novak Djokovic e Rafael Nadal.
“Vejo um pouco de força no forehand, um pouco do estilo do Rafa. Talvez também mais a técnica minha. Obviamente você vê o dropshot, você vê que ele está usando slice, ele pode jogar na retaguarda como o Rafa. E então ele tem algumas habilidades defensivas que rivalizam com as de Novak, mas Novak obviamente está em um nível de elite, porque quando você faz isso por tantos anos, você basicamente fica sozinho. Como o Rafa no saibro e tudo mais… Talvez haja uma combinação, mas também não é justo dizer que porque Carlos é Carlos, como Novak é Novak e Rafa é Rafa. Não gosto quando há muitas comparações. Gosto quando eles ficam sozinhos", disse o suíço que acredita que Alcaraz vai perder de vez em quando.
“Alcáraz é ótimo. Quero dizer, olha, ele ainda é jovem e tudo o que ele conquistou é fantástico. E não apenas no saibro ou no piso duro. Mas agora também venceu Wimbledon contra Novak na final... isso não é brincadeira. Quero dizer, ele não precisava realmente provar esse ponto, mas esse é outro super asterisco em seu currículo. Muito impressionante… Claro, com Rafa, Novak, eu e Murray, todos nós esperamos agora que cada geração produza seu melhor tênis todas as semanas por algum motivo, mas é difícil fazer isso. E eu acho que Carlos, ele se saiu tão bem quanto poderia até agora. E ele vai perder algum tempo, como aqui em Xangai. Mas ele está indo de forma fantástica. Ele tem um grande jogo e obviamente um futuro inacreditável pela frente.”