A polonesa Iga Swiatek, número dois do mundo, deu uma aula, neste sábado, na americana Coco Gauff, terceira colocada, e se classificou para a grande decisão do WTA 1000 de Pequim, na China, evento com premiação de US$ 8 milhões.
Swiatek marcou 6/2 6/3 após 1h19min de duração e acabou com a série de 16 vitórias da americana que tinha vencido o US Open e o torneio de Cincinnati. Iga derrota a rival pela oitava vez em nove partidas. A única derrota havia sido nesta sequência, justo em Cincinnati.
Após o jogo, Iga afirmou: "Parece que posso jogar livremente novamente. Já faz um tempo que não me sinto assim. Lembrarei pelo resto da minha carreira que, mesmo que tempos mais difíceis possam surgir, na sua mente você sempre pode superar isso. Com muito trabalho você pode conseguir isso. Estou feliz por ter mudado minha atitude depois do US Open. Espero poder mantê-lo o maior tempo possível", disse a polonesa que enfrenta neste domingo a russa Liudmila Samsonova, 22ª, que passou pela cazaque Elena Rybakina por 7/6 (9/7) 6/3 na outra semifinal.
Swiatek jogará sua 20ª final na carreira e tentará seu 16º troféu. Samsonova vai buscar a quinta conquista.