Após vencer na estreia do ATP 500 de Pequim, na China, o russo Daniil Medvedev, terceiro da ATP, comentou a briga para finalizar o ano no posto de número 1 e vê o espanhol Carlos Alcaaz como principal favorito ao posto.
"Onde quer que eu vá busco ser campeão, então o sonho de ser o número 1 continua vivo. Mas sei que estou muito longe e que minha luta deve ser mais para tentar terminar entre os 2 primeiros e ficar perto do topo para poder atacá-lo no início de 2024", declarou o russo.
"Não acho que Novak [Djokovic] vá jogar também muitos torneios, então a lógica indica que Carlos [Alcaraz] teria que terminar em primeiro lugar no final do ano”, finalizou.
No momento, Djokovic é o número 1 do mundo e lidera com vantagem de 3.260 pontos à frente de Alcaraz.
Até o fim desta temporada, Djokovic precisa defender 2.580 pontos, sendo 250 do título no ATP de Tel Aviv (Israel), 500 do título em Astana (Cazaquistão), 600 do vice no Masters de Paris (França) e 1500 do título do ATP Finals de Turim (Itália). Alcaraz, por sua vez, tem apenas 360 pontos a defender até o fim do ano, sendo 180 pontos conquistados ao fazer semifinal no ATP 500 da Basileia (Suíça) e outros 180 das quartas alcançadas em Paris.