No duelo entre os compadres russos, Daniil Medvedev, 3º da ATP, e Andrey Rublev, 8º, melhor para o pai da pequena Alisa Medvedeva que está de volta à semifinal do US Open, superando uma batalha contra o calor e Rublev. Medvedev aguarda por Alcaraz.
Campeão da edição 2021 do US Open, Medvedev encarou um calor de 33ºC e sensação térmica superior durante as 2h48 de partida para fechar o placar em 6/4 6/3 6/4 tendo disparado oito aces a quatro de Rublev, que cometeu 37 erros não-forçados , dos quais cinco foram duplas-faltas, contra 40 erros, sendo nove duplas-faltas de Medvedev, que dispaou 26 bolas vencedoras contra 32 de Rublev.
A partida começou com o pai da pequena Alisa perdendo 3/0 ao sofrer quebra no 2º game, mas devolveu no 5º game e virou a parcial com quebra crucial no 9º game.
O jogo mostrou-se muito desgastante, com os tenistas sofrendo em pontos longos. Assim, abriram o segundo set com troca de quebras nos dois primeiros games, novamente entre 4º e 5º games e então o russo venceu quatro games consecutivos fechando a parcial com quebras nos 7º e 9º games.
No terceiro set, Medvedev chegou a pedir por uma bombinha para uso de pessoas com asma para seguir em quadra. Em games longos e de disputas muito longas, os tenistas tocaram quebras entre o 3º e 5º games.
Ao fim do 5º game, com 2/3 no placar, Medvedev afirmou que era um 'absurdo" eles estarem jogando: 'Alguém vai morrer aqui, vamo morrer na frente deles", esbravejou.
Focado em não jogar um set a mais, Medvedev voltou a forçar devolução, e venceu quatro games consecutivos com quebras nos 8º e 10º games.
Em busca de vaga na grande final, Medvedev encara o vencedor do confronto entre o atual campeão do torneio e número 1 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, e o alemão Alexander Zverev.