Número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek abriu a programação da quadra principal Arthur Ashe, no US Open, com uma contundente vitória e garantiu vaga na segunda rodada do torneio onde defende o troféu.
A líder do ranking humilhou a sueca Rebecca Petersson, 86ª colocada, por 6/0 6/1 em apenas 58 minutos de duração.
Foram cinco quebras de saque em seis chances com 20 bolas vencedoras. Ela venceu mais que o dobro de pontos da rival com 52 a 22.
Swiatek contou, após o jogo, que recebeu um recado do americano FRances Tiafoe, que faz o segundo jogo do dia na quadra central: "Frances me disse ontem para não ir tão rápido para ele ter tempo de aquecer e fazer outras coisas (risos). Estou brincando, joguei de forma sólida . Estou feliz por jogar uma grande partida . Com toda pressão e expectativa consegui me divertir em quadra", disse.
Com o pneu no jogo desta segunda, Swiatek alcançou 41 pneus nos últimos dois anos sendo 22 em 2022 e 19 em 2023, a melhor marca desde Monica Seles entre 1991-1992 em um biênio.
Iga Swiatek says Tiafoe told her not to win too quickly:
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 28, 2023
“Frances told me yesterday not to make it too quick bc he doesn’t have time to warm up” 😂
pic.twitter.com/tmzSVnCHtd
A grega Maria Sakkari, oitava do mundo, foi e primeira favorita eliminada. Ela perdeu da espanhola Rebeka Masarova, 71ª colocada, por um duplo 6/4.
Sakkari, semifinalista em 2021, faz outra campanha ruim em Nova York após cair na segunda rodada ano passado.