Jogando sua a segunda final da carreira em nível WTA 1000, a norte-americana Jessica Pegula, 3ª da WTA, ergueu seu primeiro troféu neste nível após superar a russa Liudmila Samsonova, 18ª, que fez rodada dupla ao superar a cazaque Elena Rybakina na semifinal.
Com a adversária vindo de duas batalhas e estando descansada por ter jogado sua semifinal contra a número 1 do mundo no sábado, Pegula precisou de apenas 50 minutos para fechar o placar em 6/1 6/0 e erguer o troféu em Montreal.
No início da tarde deste domingo, Samsonova encarou Rybakina por 1h41 e fechou o placar de virada em 1/6 6/1 6/2. A partida acabou adiada no último sábado em razão da chuva. Entretanto, durante sua campanha a russa travou batalhas contra a suíça Belinda Bencic, nas quartas de final, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, nas oitavas.
Vindo de duas campanhas com semifinal no Canadá, Pegula nunca tinha chegado à final. A norte-americana jogou apenas uma final em nível WTA 1000, nas quadras de Madrid em 2022. Montreal é seu primeiro título na temporada 2023.
Cante a cerimônia de entrega do troféu, Pegula fez questão de parabenizar a adversária e ressaltar que ela havia jogado 5 partidas nos últimos 3 dias e que isso demandava um grande esforço: “Acho que todo mundo devia aplaudi-la”.
Jessica Pegula after beating Samsonova:
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 13, 2023
“Congrats to Liudmila. I think everyone needs to give her a round of applause bc she’s played like 5 matches in 3 days.”
Nice acknowledgement from Jess. ❤️ pic.twitter.com/wDIZoSXRy7
Pegula agradeceu a presença do público, o apoio recebido na última semana, a sua equipe, aos organizadores e teve um momento de ternura com os boleirinhos da competição (vídeo abaixou). A norte-americana ainda destacou que sua avó é natural de Montreal: “ela me disse que estava muito empolgada com essa final espero que ela esteja assistindo”.
Cute moment between Jessica Pegula & the ball kids in Montreal 🥰 pic.twitter.com/6mgNcYDMi2
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 13, 2023