A Federação Internacional de tênis (ITF) anunciou uma parceria com o braço de Esportes, Mídia e Entretenimento da TWG Global, empresa liderada pelo empresário e filantropo norte-americano Mark Walter, para a promoção e crescimento da Billie Jean King Cup.
Com a parceria, a ITF manterá 51% das ações do principal torneio entre nações do tênis feminino. A TWG Global atuará junto com a Billie Jean King Enterprises (BJKE), que é liderada pela ex-tenista Ilana Kloss, mulher de Billie Jean King. Juntas as empresas trabalharão na promoção comercial e de mídia do torneio, que completou 60 anos nesta temporada.
Com a união da empresa de mídia, da federação Internacional e da empresa responsável por manter o legado de Billie Jean King no esporte, foi aberta a Billie Jean King Limited, que além de atuar para a promoção comercial e de mídia do evento, trabalhará no desenvolvimento de programas de desenvolvimento profissional feminino em liderança, arbitragem e treinamento.
Todo o investimento feito, para tornar as iniciativas reais, será de responsabilidade da TWG Global, num investimento a longo prazo.
O contrato estabelecido é diferente ao feito com a Kosmos Tennis, de propriedade do zagueiro espanhol Gerard Piqué. Entre a ITF e a Kosmos, o acordo incluía custos de realização da competição e novas estruturas. Entretanto foi um fracasso, e todo o trabalho da Kosmos rendeu-lhe um rombo em suas contas, o rompimento da parceria, e ações jurídicas por prejuízos de ambas as partes.
"Agora temos uma oportunidade significativa de elevar a Billie Jean King Cup com este investimento e uma equipe de pessoas trabalhando nesta propriedade todos os dias”, declarou Ilana Kloss em comunicado emitido pelo ITF.
“Esta é uma parceria de longo prazo e nos permite para construir o evento em vários níveis e garantir que todos os elementos estejam no lugar, para que continue a ser a competição de equipes global preeminente não apenas no tênis, mas também nos esportes femininos. A Billie Jean King Cup é uma plataforma forte para elevar a igualdade e as mulheres. Nosso objetivo é ajudar mais mulheres a garantir liderança sênior e cargos de diretoria em todas as federações da ITF; ter mais mulheres na mídia para que nossa história seja contada em todo o mundo; e ter mais mulheres como oficiais”, completou a representante da BJKE.
Apontando para um trabalho de longo prazo que visa o desenvolvimento do tênis feminino e a busca por equidade com o masculino, o presidente da ITF, David Haggerty, pontuou: “Em linha com a missão da ITF de entregar o tênis para as gerações futuras, isso beneficiará as nações no desenvolvimento do tênis, bem como os jogadores atuais e as gerações seguintes”.
O dono da TWG Global, Mark Walter, que tem sob sua empresa as equipes LA Dodgers (Beisebol), Los Angeles Sparks (WNBA), e sócio do Los Angeles Lakers (NBA) e Chelsea FC (Premier League). Ele também comentou a parceria: “Acredito que os esportes são um dos caminhos mais essenciais para a mudança social e podem fazer uma diferença real no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária. Sou grato a Billie Jean King e Ilana Kloss por tudo o que fizeram para promover a equidade de gênero no esporte e tenho orgulho de fazer parceria novamente com elas para realizar nossa missão compartilhada”.
Das fundadoras da WTA, Billie Jean King ressaltou no comunicado que deseja que o torneio que agora recebe seu nome tenha um “impacto social e esportivo positivo e duradouro em todas as 211 Federações da ITF”.