A bielorrussa Aryna Sabalenka, campeã do Australian Open, segue sua sequência de vitórias em Grand Slams e , na noite deste domingo, atingiu as quartas de final de Roland Garros, sobre o piso de saibro.
Jogando na rodada noturna da Philippe Chatrier, a número dois do mundo derrotou a vice-campeã de 2018, a americana Sloane Stephens, 30ª colocada, por 7/6 (7/5) 6/4 após 1h41min.
O jogo parecia que seria fácil com Sabalenka abrindo 5 a 0 em apenas 17 minutos, mas Stephens conseguiu uma reação incrível, igualou em 5 a 5, mas sucumbiu em apertado tie-break.
Sabalenka então abriu uma quebra em 4 a 3, mas sofreu o empate a seguir. Após muita luta a bielorrussa encontrou nova quebra e sacou firme para fechar diante do público em Paris.
Aryna atinge 11 vitórias seguidas em Slams e vai buscar vaga nas semis contra a surpresa ucraniana, Elina Svitolina, 192ª colocada a ex-top 3. Svitolina due à luz em outubro passado, retorno em abril sem ranking e vem de título do WTA 250 de Estrasburgo, na França, e derrotou a nona do mundo, a russa Daria Kasatkina. Esta será a quarta vez da ucraniana nas quartas no Aberto da França repetindo 2020, 2017 e 2015. Ela nunca passou desta fase no torneio.
Sabalenka segue pressionando Iga Swiatek na briga pelo número 1 do mundo. Virtualmente ela está na frente com as duas disputando palmo a palmo o topo no torneio. Swiatek joga pelas oitavas de final em Paris nesta segunda-feira.
São duas partidas com uma vitória para cada lado.