Uma das sensações da temporada 2023 e campeã do último Austalian Open, a bielorrussa Aryna Sabalenka, 2 da WTA, protagonizou um momento tenso em sua coletiva de imprensa nesta quarta-feira ao ser questionada a respeito da guerra na Ucrânia.
Sabalenka foi questionada por uma jornalista ucraniana a respeito do fato de em 2020 ela ter assinado uma carta pública de apoio ao presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que sofria críticas dos países vizinhos por epimi com violência protestos contra seu governo, além de prender e até torturar opositores, apontavam oganizações internacionais independentes.
No mesmo ano, ecordou a jonalista, Sabalenka, que foi uma das tenistas a apoiar o presidente ao lado da compatiota Aliaksandra Sasnovich, passou a festa de ano novo ao lado do mandatário de seu país. Interrompendo o questionamento, Sabalenka disse: "Eu não tenho comentários a faze para você. Obrigada por sua pergunta".
A jornalista então partiu para sua segunda questão, a respeito do fato da tenista dizer ser conta a Guerra na Ucrânia: "Você diz que ninguém é a favor da guera, ninguém. Você pode então dizer, Eu, Aryna Sabalenka, condeno veementemente que Belarus ataque a Ucrânia com mísseis e quero que isso pare'?"
A tenista voltou a dizer a jornalista que não tinha nada que comentar.
A jornalista então provocou a tenista: 'Então, basicamente você apoia tudo porque não pode falar contra. Você não é inteligente Ayna, você pode..." e foi interrompida pela equipe de comunicação do torneio: "Ela já deixou claro que não irá responder" e a tenista pontuou: "Primeiramente, sim".
A jornalista seguiu: "Agora nós sabemos tudo. está claro" e Sabalenka retucou: "Você já tem espostas suficientes de minha parte e eu não tive comentários pra você".
Tense exchange at Aryna Sabalenka's press conference, when a Ukrainian journalist asked her a pointed question about her previous support for Belarus President Alexander Lukashenko: pic.twitter.com/dHJK0Cuysm
— Molly McElwee (@molly_mcelwee) May 31, 2023