O grego Stefanos Tsitsipas, número cinco do mundo, entrou pela madrugada de quarta-feira no horário italiano, mas conseguiu a vitória e frustrou a torcida italiana na quadra central do Foro Itálico.
Tsitsipas derrotou Lorenzo Musetti, 19º colocado, por um duplo 7/5 após 1h52min de duração em duelo que terminou à 1h44 da madrugada no horário local. O duelo começou perto da meia-noite por conta do atraso da programação causado pelas 3h41min de batalha de Beatriz Haddad Maia contra a ucraniana Anhelina Kalinina pelas quartas de final do feminino.
No duelo, Tsitsipas abriu 4 a 1, mas viveu momentos de altos e baixos. Musetti empatou, só que foi quebrado no fim. O italiano abriu 2 a 0 no segundo set, Stefanos se recuperou, virou para 5 a 4 e teve quatro match-points no game de devolução. Lorenzo jogou lindos pontos, confirmou o saque, mas fez um game bem ruim e acabou derrotado.
Atual vice-campeão, Tsitsipas vai encarar o croata Borna Coric, 16º colocado, por vaga na semifinal na próxima quinta-feira. O croata, que vem de semi em Madri, derrotou a zebra húngara Fabian Maroszan, 135º, que havia derrotado o espanhol Carlos Alcaraz.