Após bater o alemão Jan-Lenard Struff, 65º colocado, por 6/4 3/6 6/3 e levantar o troféu do Masters 1000 de Madri, na Espanha, Carlos Alcaraz mostrou alta confiança e o foco agora está em Roma.
"Sou um menino ambicioso e vamos para Roma. Quero jogar lá desde pequeno e não pude estar lá no ano passado", disse o jovem de 20 anos que comentou sobre a dura vitória contra Struff: "Gostei mais do que sofri. Mas houve momentos em que sofri e as coisas se complicaram. Houve um momento em que o negativo me comeu um pouco. Aproveitamos a maior parte do tempo e tenho capaz de sorrir junto para a minha equipe."
Ele ergue seu 10º título na carreira sendo o quarto Masters 1000. É o mais jovem depois de Rafael Nadal com mais Masters: "É importante ter Juan Carlos Ferrero me dando instruções. Para mim é importante. Na final houve problemas e ele me dá ferramentas para tentar superar. Com a ajuda de Juanqui é mais fácil voltar."
O tenista destacou sua capacidade em finais: "A capacidade que tenho de jogar os momentos importantes. Sou um jogador que cresce e faço coisas diferentes nesses momentos. Sou um jogador de finais: joguei 13 e ganhei 10".