O cearense número 1 do Brasil e 97º do mundo, Thiago Monteiro, venceu uma batalha duríssima pela estreia do Masters de Madri, na Espanha, diante do qualifie croata Borna Gojo, 110º, e encara o russo Karen Khachanov, 10º favorito da chave.
Em um jogo difícil e muito equilibradi ente o brasileio e o croata, Monteiro precisou de 2h16 para fechar o placar em 7/6 (11-9) 4/6 6/3 tendo disparado 12 aces conta 19 de Gojo, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas de Monteiro, três, e venceu 92% dos pontos jogados com seu primeiro serviço conta 80% de aproveitamento do brasileiro.
O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio po parte dos dois tenistasm, que venceram a maio pate dos games de zero e não ameaçaram o saque do rival. Com tudo equilibado, a disputa foi para o tiebreak, onde Borna Gojo abriu 5/2 com duas mini-quebras, mas viu Monteiro devolver nos 8º e 9º pontos, equilibrar a disputa e fechar o placar, após cada tenista perder dois setpoints.
O jogo seguiu equilibrado e o segundo set foi definido em quebra no 3º game, quando o brasileiro jogou mal e deu ao croata a possibilidade de abir 3/1 e administrar tendo salvo tês breakpoints no 6º game e levando o jogo para a etapa decisiva.
Ali, Monteiro conquistou quebra crucial trabalhando bolas cruzadas no 6º game, abriu 5/2 e administrou.
Na segunda rodada do Masters espanhol, Monteiro encaa o décimo favorito, o russo Karen Khachanov, 12º da ATP, que po ser favorito estreou sem jogar na primeira rodada. No circuito profissional, russo e brasileiro já se enfrentaram três vezes e o russo levou a melhor todas as vezes.