O matogrossense Livas Damazio, de apenas 13 anos, semifinalista do Banana Bowl na categoria 14 anos, viveu uma das grandes experiências em sua jovem carreira. Recentemente ele foi convidado pelo treinador francês Patrick Mouratoglou, ex-técnico de Serena Williams, para uma semana de treinamentos de intercâmbio em sua academia, a Mouratoglou Tennis Academy, que fica em Nice, na riviera francesa.
Natural de Cuiabá, Livas pode participar de uma semana de treinos com um grupo de jovens talentos também convidados. Lá, além de vivenciar toda a experiência de uma das academias mais famosas do mundo, o jovem brasileiro também pode acompanhar algumas estrelas do esporte que se prepararam para disputar o Master 1000 de Monte Carlo, que ocorreu na última semana.
Crédito: Mouratoglou Academy / Divulgação
"Foi uma semana muito boa, lá eu vi que tem muitos garotos bons pelo mundo. Eu aprendi muitas coisas, mas a principal foi a que os garotos que eu treinei e joguei por lá, jogam muito calmos e para ganhar é preciso manter a calma e me manter focado. Foi uma semana de muito aprendizado", disse o jovem que pode conhecer e conversar rapidamente com um de seus ídolos, o grego Stefanos Tsitsipas, vice-campeão do Australian Open: "Lá eu conheci o Tsitsipas, Medvedev, Schwartzman e a Anastasia Pavlyuchenkova. Consegui conversar bem rapidamente com o Tsitsipas. Ele é um dos meus ídolos. Foi muito legal esse encontro", disse o jovem que é fã também de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.
A ucraniana Yulia Beygelzimer, ex-tenista profissional e diretora da One Tennis Academy, em Boca Raton, na Flórida, que acompanhou Livas na França, destacou a importância da semana de treinamento: "A vinda dele para os EUA em novembro e agora para a França, são oportunidades ímpares para ele vivenciar novos métodos de treinos, conhecer diferentes escolas de tênis e outras realidades culturais. Além disso, a troca de informações que pode acontecer entre as equipes que trabalham com ele podem enriquecer ainda mais o quotidiano de treinos", destacou.
Já de volta, Damazio segue sua preparação em São Paulo onde treina na Rede Tênis Brasil e se prepara para o Campeonato Sul-Americano em quadras de grama que será disputado em maio e vale vaga para Wimbledon.