O Brasil foi superado pela Alemanha, por 3 a 1, nos Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainsbridge. Neste sábado, a número 1 do Brasil e 14ª do ranking WTA, Beatriz Haddad Maia, perdeu para Jule Niemeier, 65ª, por 7/6 3/6 6/2, na Porsche Arena, em Stuttgart. Na sequência, a número 2 do Brasil e 124ª, Laura Pigossi, foi derrotada por Anna-Lena Friedsam, 91ª, por 6/1 6/0.
Com a derrota, a equipe brasileira disputa os Playoffs da competição em novembro, com adversário a ser definido em sorteio, nesta semana. Já as alemãs jogam às finais da BJKC, que acontecem de 7 a 11 de novembro.
Assim como no dia anterior, Bia abriu o confronto, mas dessa vez contra Jule Niemeier, principal atleta da equipe alemã. A paulistana perdeu o primeiro set, conseguiu se recuperar no segundo, mas não manteve o ritmo.
Com as alemãs em vantagem de 2 a 1, coube a Laura Pigossi buscar o empate e levar o confronto para o quinto e decisivo jogo, mas a adversária foi superior durante todo a partida.
Apesar da derrota, a capitã Roberta Burzagli elogiou a atitude das brasileiras e afirmou que a equipe irá voltar mais forte. “Estou orgulhosa porque lutamos até o fim. Nós tivemos uma boa energia em quadra, mas o confronto foi decidido no detalhe. Agora vamos corrigir o que precisamos melhorar”, disse.