Depois de se garantir pela primeira vez na carreira na semifinal do Australian Open, o russo Karen Khachanov, que é de etnia armênia, voltou a utilizar seu autógrafo na câmera do torneio para protestar contra o bloqueio de Artsakh.
Após passar toda campanha desejando força a Artsakh, Khachanov escreveu em seu autógrafo de hoje: "Permaneça acreditando, por todo o caminho, até o fim!" e voltou a pedir força à população: "Artsakh, permaneçam fortes".
While Russia’s Karen Khachanov plays without a flag by his name at #AusOpen, there are other flags in the stands for him: those of Artsakh (aka Nagorno-Karabakh), the embattled region which the ethnically Armenian Khachanov has urged support for during the tournament. https://t.co/57RKyFghoW pic.twitter.com/4aoZ416D6e
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) January 24, 2023
Entenda: A região denominada Artsakh, cujo nome oficial é Nagorno-Karabakh, é uma parte do território do Azerbaijão na fronteira com a Armênia e tem a maioria de sua população formda por armênios cristãos.
Desde o ano passado, a região sofre um bloqueio terrestre após um grupo de supostos ativistas ambientais bloquerarem a principal estrada que liga a região ao Azerbaijão e também à Armênia. O bloqueio conta com a presença de forças políciais do Azerbaijão e de tropas russas. Do lado de Artsakh, há um grupo de separatistas também armados. A população enfrenta problemas para recebimento de todos os tipos de suprimentos, mas está cada vez mais isolada.
O governo armênio nega envolvimento na situação da região ou apoio militar aos rebeldes. O Azaerbaijão, por sua vez, tem feito incursões da região, com apoio de Rússia e Turquia.