A cazaque Elena Rybakina, 25ª da WTA, segue embalada na quadra rápida do Australian Open e mesmo com partida interrompida pela chuva, superou a letã Jelena Ostapenko, 17ª, para se garantir na semifinal do torneio pela primeira vez na carreira.
Campeã de Wimbledon em 2022, Rybakina entrou em quadra bastante confiante diante da campeã de Roland Garros 2017 e precisou de apenas 1h21 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo disparado 11 aces contra um da letã, que cometeu 22 erros não-forçados contra 21 de Rybakina, que disparou 24 bolas vencedoras contra 19 de Ostapenko.
A partida começou com Rybakina arriscanod devoluções buscando a paralela e assim, conquistando quebra no game inaugural. Osatapenko tentou manter-se calma, trabalhou com devoluções curtas na sequência e saques colados. com 3/1 no placar para a cazaque, as tenistas viram a partida ser interrompida por cerca de 20 minutos em razão de uma chuva. O teto da quadra Rod Laver Arena foi fechado, o piso seco pela equipe do torneio e a partida retomada.
Ali, Ostapenko voltou a ser quebrada e viu o teto fechado aumentar a velocidade das trocas em as tenistas, o que auxiliou o saque da cazaque.
À frente no placar, Rybakina viu Ostapenko abrir o segundo set tentando a reação, fazendo 2/0 com quebra no 2º game, mas perdendo os quatro games seguidos, sofrendo quebras nos 3º e 5º games, vendo a rival abrir 4/2 e administrar. Rybakina se garantiu na semifinal sacando firme e fechando com ace.
Primeira classificada à semifinal feminina do Australian Open 2023, Rybakina aguarda pela vencedora do duelo entre a norte-americana Jessica Pegula e a bielorrussa Victoria Azarenka.