Daniil Medvedev comentou sobre seu 2022 de dificuldades após a derrota na final do Australian Open para Rafael Nadal. Ele destacou as dificuldades do primeiro torneio do ano, em Adelaide.
"O nível dos jogadores aqui é brutal, é como se fosse um ATP 500. É fantástico poder se medir com os melhores já no primeiro torneio do ano porque isso te dá ritmo para um Grand Slam, mas se você perder logo você se mete em um problema porque seria necessário decidir se joga na semana anterior ao Aberto da Austrália. Eu sabia que seria um sorteio difícil e estou muito animado para fazer isso bem", disse ele antes de falar sobre a proibição da Rússia de participar da United Cup 2023. "Eu teria preferido jogar aquele torneio, para ser honesto, mas entendo perfeitamente por que eles não nos deixam e sei qual é a situação", alertou.
Medvedev disse que não tem escrúpulos em examinar cada jogo em que está envolvido, verificando quem são seus adversários em potencial nas últimas rodadas. Nesse caso, ele poderia enfrentar Novak Djokovic nas semifinais, embora antes tivesse contra Khachanov nas quartas: "Gosto muito de jogar com o Novak, acho que temos uma rivalidade muito boa e sempre mostramos um nível de tênis muito bom em nossas partidas. Me motiva muito chegar nas semifinais e se ele estiver lá, ótimo. Se não estiver ali, significaria que alguém conseguiu vencer o tenista mais forte do mundo no momento", comentou.
Questionado sobre o que lembra da final do Aberto da Austrália de 2022, o russo foi muito sincero. "Foi uma sensação horrível perder aquela partida, mas tenho que aprender com isso. Passei por momentos difíceis na minha carreira e sempre encontrei uma maneira de voltar ao meu melhor, então tenho certeza que vou encontrar uma maneira de jogar ainda melhor que em minhas grandes atuações no passado. De qualquer forma, aquela partida doeu muito e me motiva agora a me dar outra chance em Melbourne", refletiu antes de abordar as expectativas para 2023.
"É muito difícil prever o que pode acontecer porque todos os anos entram na luta jovens jogadores de alto nível, enquanto também temos que contar com pessoas como Zverev e Thiem, que procuram recuperar o seu melhor jogo. Menção especial para Carlos Alcaraz , que é o número 1 e tem um tênis incrível. Acho que a única forma de vencer é focando em você e melhorando seu jogo. Só assim você poderá optar por grandes títulos de Masters 1000 e Grand Slams", declarou Daniil Medvedev.