Rafael Nadal, número dois do mundo, começou a nova temporada com o pé esquerdo na madrugada deste sábado no último dia do ano. Ele foi derrotado pelo britânico Cameron Norrie, 14º do mundo.
Leia Mais:
Não foi um desastre, diz Nadal
Nadal rechaça imprensa: 'Toda vez que falo com vocês parece que preciso me aposentar'
Nadal perdeu de virada por 3/6 6/3 6/4 em batalha de 2h45min e caiu pela primeira vez em cinco jogos diante do canhoto rival.
A Grã-Bretanha se colocou em vantagem de 2 a 0 no confronto com a vitória de Katie Swan, 148ª colocada, sobre Nuria Diaz, 70ª colocada, por 3/6 6/1 6/2.
Os britânicos precisam de uma vitória nos três jogos de domingo para garantirem a vitória no confronto e a vaga na próxima fase eliminando precocemente a Espanha.
Caso isso aconteça, Rafael Nadal entraria apenas para um jogo de pontos e dinheiro contra Alex de Minaur da Austrália na manhã de segunda-feira.
"Foi uma grande partida", disse Norrie. "No início da partida ele estava ganhando alguns dos pontos complicados. Ele vindo para a rede e me derrubando. Consegui me manter firme nos ralis mais longos e abracei a situação. Acho que pela classificação é a maior vitória da minha carreira."