Na estreia da Suíça na United Cup, Stan Wawinka, ex-top 3 e atual 148º, ficou no banco orientando e torcendo para a compatriota Belinda Bencic, 12ª da WTA, e Marc Huesler, 56º da ATP, que venceram o duelo contra o Cazaquistão, em Brisbane.
O duelo válido pelo Grupo B foi aberto por uma sólida vitória de Bencic sobre Yulia Putintseva, 51ª da WTA, após 1h55 com placar de 7/6 (7-0) 6/3 tendo convertido dois aces contra um da cazaque, que cometeu quatro duplas-faltas contra três da suiça, que venceu 70% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento de Putintseva.
Logo após a partida, a campeã olímpica comentou em quadra a vitória: "Estou feliz de seguir lutando. Com certeza a atitude positiva da minha equipe, o público e o ambiente incrível me ajudaram", declarou ela.
Questionada sobre os conselhos que recebeu de Wawrinka durante a partida, Bencic comentou "Como eu não vou ouvir um grande campeão quando ele me diz as coisas? Eu estava tentando ouvir, focar e fazer o que eu tinha de fazer".
Na sequência, Huesler precisou de 2h22 para superar de virada o cazaque Timofey Skatov, 142º, por 4/6 6/3 6/3 tendo disparado seis aces contra quatro do cazaque, que cometeu duas duplas-faltas a uma e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 72% de aproveitamento do suiço.
No momento, a Suíça lidera o Grupo B, que tem ainda a Polônia na disputa.
Wawrinka fará sua estreia na United Cup nesta sexta-feira.