Nesta segunda-feira foi dado início ao processo de descartes de muitos pontos por parte do alemão Alexander Zverev, o que fará com que o tenista deixe o top 10 pela primeira vez em cinco anos. Zverev está longe das quadras de junho.
O alemão, que sofreu uma torção no tornozelo direito durante a semifinal de Roland Garros e chegou a ser submetido a uma cirurgia, não retornou ao circuito em setembro como programado por ter adquirido um edema ósseo durante sua preparação para volta às quadras.
Por essa razão, nesta segunda-feira, o alemão teve o descarte dos 500 pontosdo título do ATP 500 de Viena (Áustria) alcançado em 2021, mas permaneceu na sexta posição do ranking.
Nas próximas duas semanas, Zverev descartará os 360 pontos conquistados com a semifinal no Masters de Paris-Bercy e os 1300 pontos do título do ATP Finals.
Portanto, em duas semanas, Zverev sairá dos atuais 4.360 pontos para 2.700. Mesmo que nenhum rival direto some pontos, a pontuação do alemão será suficiente para que ele apareça como 12º do mundo. Entretanto, os resultados dos rivais que seguem competindo pode decrescer ainda mais seu ranking final de temporada.
Aos 25 anos, Zverev competou cinco temporadas entre os 10 melhores do mundo. Sua entrada no top 10 se deu em 30 de julho de 2017.