Depois da grande vitória sobre o terceiro do mundo, o norueguês Casper Ruud, o suíço Stan Wawrinka se garantiu nas quartas de final do ATP 500 da Basileia, em casa, evento no piso duro e coberto com premiação de 2,5 milhões de euros.
Wawrinka, ex-top 3 e atual 194º colocado, derrotou o americano Brandon Nakashima, 44º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 5/7 6/4.
Stan chegou a sacar em 5 a 4 no segundo set, mas o adversário elevou o nível, virou e levou ao terceiro set. Todavia o tenista da casa aproveitou a única chance na terceira parcial para sacramentar o triunfo e fechar o jogo em 2h12min.
“Ele lutou, é claro. Ele estava jogando bem, foi uma partida muito intensa. Ele é um grande jogador e foi difícil, a primeira vez jogando um contra o outro... Tive a chance de fechar a partida em 6-4, 5-4, não consegui encontrar meu primeiro saque e ele jogou muito bem.
“Ele era agressivo. Então não foi fácil voltar no terceiro, mas realmente estou feliz com a forma como lutei novamente, com a forma como voltei.”
Esta é a sexta vez de Stan nas quartas do torneio em 15 participações: "Estou jogando muito melhor do que nos últimos meses e em casa a sensação é sempre especial. Faz muitos anos que estou (retornando( a Basileia. Nem sempre foi fácil jogar aqui, nem sempre joguei meu melhor tênis e nem sempre achei fácil entregar para os torcedores.
“Esta noite e duas noites atrás, acho que [joguei] muito bem e tive um apoio incrível, então é muito bom estar aqui.”
O adversário de Wawrinka nas quartas de final será Roberto Bautista Agut, que venceu Andy Murray por 6/3 6/2.