O cearense Thiago Monteiro, número 61 do mundo, venceu, neste domingo, pela final do qualificatório para o ATP 500 de Viena, na Áustria, e disputará a chave principal do torneio com premiação de 2,5 milhões de euros.
O brasileiro passou pelo alemão Oscar Otte, 54º colocado e segundo cabeça de chave, por 7/6 (7/4) 4/6 6/4 após 2h20min.
"É a primeira vez que jogo nos torneios indoor aqui na Europa. É algo que eu sempre quis jogar e que trabalhei muito para poder disputar, então estou muito feliz de estar aqui. Estou me adaptando aos poucos às condições. Apesar de ser uma quadra rápida, ela é diferente de um Australian Open, por exemplo, porque ela é montada em cima de um piso de madeira. Então a bola quica diferente, um pouco menos", avaliou Thiago.
Na primeira rodada, Thiago enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov, o 32º do mundo. Este será o primeiro duelo entre os tenistas. "Muito feliz de estar somando por aqui, é uma boa experiência. O qualifying foi bem difícil, contra grandes jogadores, então estou muito feliz de ter conseguido sair com as vitórias. Foi muito positivo. Estou aproveitando ao máximo, evoluindo a cada dia e sempre em busca de competir da melhor forma. Volto em quadra na terça-feira para enfrentar o Dimitrov e agora é tentar executar o meu plano de jogo e buscar essa vitória", finalizou.