A argentina ex-top 32 da WTA e atual 203ª, Nadia Podoroska, assumiu o namoro com a compatriota Guillermina Naya, 814ª, e foi parabenizada pela fundadora da WTA e uma das primeiras tenistas a assumir publicamente ser homossexual, Billie Jean King.
O relacionamento entre Podoroska e Naya já estava sendo publicado nas redes sociais, mas sem alarde por parte das duas tenistas argentinas.
Em entrevista à revista online Clay, Podoroska contou como o relacionamento aconteceu: "Entre setembro e dezembro eu pude estar na Argentina com meus pais. O carinho e energia positiva que recebi me ajudaram muito. Daí eu voltei para a Espanha, estava feliz que em pouco tempo eu voltaria a competir. Não demorou muito e minha mãe pode vir passar um tempo comigo e minha namorada veio para me ver, foi assim que as coisas começaram".
A repercusão da entrevista de Podoroska assumindo a relação foi compartilhada por Billie Jean King que a parabenizou: "Parabéns à jogadora WTA Nadia Podoroska pelo anúncio. Viver autenticamente exige muita coragem, mas sempre vale a pena".
Podoroska é a segunda jogadora da WTA a assumir uma relação homoafetiva oublicamente nesta temporada. Antes dela, a russa Daria Kasatkina assumiu o namoro com a patinadora artística Natalia Zabiiako, também da Rússia.
Em julho deste ano, a ATP anunciou um programa interno que busca promover a inclusão de atletas e profissionais LGBTQIA+. Não há jogadores assumidamente homossexuais no circuito ATP.
Congratulations to WTA player @nadiapodoroska on her announcement.
— Billie Jean King (@BillieJeanKing) October 6, 2022
Living authentically takes such courage, but it is always worth it. 🏳️🌈 https://t.co/kNlCitb2xH