O espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, foi surpreendido na estreia do ATP 500 de Nur-Sultan, no Cazaquistão, ao ser derrotado pelo lucky-loser belga David Goffin, 66º, nesta terça-feira e entrou para duas estatísticas curiosas.
Alcaraz tornou-se apenas o quarto número 1 do mundo a ser derrotado por um tenista lucky-loser - que é derrotado na última rodada do qualificatório, mas garantido na chave principal por alguma desistência.
Antes de Alcaraz, apenas o suíço Roger Federer, o escocês Andy Murray e o sérvio Novak Djokovic foram derrotados por um lucky-loser enquanto eram números 1 do mundo. Federer perdeu para o argentino Guillermo Cañas no Masters Indian Wells 2007; Murray foi derrotado pelo croata Borna Coric no Masters de Madri em 2017; e Djokovic foi derrotado pelo italiano Lorenzo Sonego no ATP 500 de Viena em 2020.
Outra estatística da qual Alcaraz fará parte é de ser o quarto tenista a perder sua primeira partida oficial após ao assumir o posto de número 1 do mundo. Além de Alcaraz, o norte-americano John McEnroe, o austríaco Thomas Muster, 1996 e o australiano Lleyton Hewitt, perderam seus primeiros jogos como números 1.
McEnroe foi derrotado pelo alemão Rolf Gehring no torneio de Frankfurt em 1980; Muster foi derrotado pelo romeno Adrian Volnea na estreia do Masters de Indian Wells em 1996; Hewitt, por sua vez, foi derrotado pelo equatoriano Nicolas Lapentti na estreia do Masters de Paris.