Principal nome do tênis masculino japonês, Kei Nishikori, ex-top 4 e atual 746º, desistiu do convite que recebeu para a disputa do ATP 500 de Tóquio, no Japão. Sem jogar desde outubro de 2021, Nishikori não está recuperado de lesão.
Em vídeo enviado à organização do ATP de Tóquio, Nishikori explicou aos torcedores japoneses a razão de sua desistência: "Tenho perdido o Rakuten Open há bem tempo", iniciou o tenista local que não disputa a competição desde 2018 - vale recordar que o torneio de Tóquio não é realizado desde a edição 2019 em razão das restrições da pandemia da COVID-19.
"É decepcionante não poder mostrar meu tênis em Tóquio, mas não consegui me recuperar a tempo como havíamos imaginado que seria", lamentou o japonês, que ainda sofre com uma lesão no quadril.
Em 2019, uma lesão antiga no joelho direito tirou o tenista da disputa em casa antes mesmo do início do torneio. Recuperado, Kei disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e parou a um jogo de tentar medalha, nas quartas de final diante do sérvio Novak Djokovic.
Seu último jogo no circuito profissional foi em outubro de 2021, numa derrota para o britânico Daniel Evans na segunda rodada do Masters de Indian Wells.
A organização do torneio japonês anunciou que dará o convite destinado a Nishikori para o jovem japonês Yosuke Watanuki, 222º, de 24 anos.
Watanuki fará sua quinta participação no torneio da capital japonesa, mas é a primeira vez que entrará diretamente na chave principal. Seu melhor resultado foi oitavas de final alcançadas em 2018, após durar o quali do torneio.
楽天オープン2022の欠場を発表した錦織選手からコメントが届きましたのでお知らせいたします。#rakutenopen pic.twitter.com/KgObK9lQTP
— 楽天オープンテニス (@rakutenopen) September 22, 2022