A número 2 do Brasil e 113ª do mundo, Laura Pigossi, contou com a desistência da romena Irina Camelia Begu, campeã de Palermo na noite desse domingo, para conquistar um lugar na chave principal do WTA de Varsóvia, na Polônia, e venceu na estreia.
Tendo perdido na final do qualificatório, Pigossi conquistou a vaga de última hora e preencheu o espaço na chave da belga Maryna Zanevska, que pelas regras da WTA foi alçada ao posto deixado por Begu.
Assim, a brasileira precisou de 1h58 para superar a russa Varvara Gracheva, 62ª, com placar de 6/2 6/4, tendo convertido o mesmo número de aces da rival, um, e vencido 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 50% de aproveitamento da russa, que cometeu a única dupla-falta do jogo.
A partida começou com a brasileira trabalhando firme na devolução e abrindo 4/0 com quebras nos 1º e 3º games, viu a russa devolver uma das quebras no 6º game, mas voltou a romprer o saque da adversária e fechou o primeiro set.
Na parcial seguinte, Pigossi manteve-se firme abriu 5/1 com quebras nos 3º e 5º games, mas viu a adversária salvar dois match-points e devolver uma das quebras, salvar novo match-point no game seguinte e confirmou. No intervalo do 9º game, Pigossi pediu atendimento para a coxa direita e voltou para sacar e fechar a partida.
Na próxima rodada, Pigossi encara a argentina Nadia Podoroska, 211ª, que venceu a qualifier romena Alexandra Ignatik, 154ª, em 6/1 6/1.