Principal favorito na chave do ATP 250 de Hamburgo, na Alemanha, o jovem espanhol Carlos Alcaraz, 6º da ATP, sofreu em um primeiro set duríssimo contra o eslovaco Alex Molcan, 48º, e se garantiu na grande final, onde encara o italiano Lorenzo Sonego.
Alcaraz precisou de 1h35, sendo 1h07 deste período apenas disputando o primeiro set, para fechar o placar em 7/6 (7-2) 6/2 diante de Molcan, tendo convertido dois aces contra três do eslovaco, que cometeu o mesmo número de duplas faltas do espanhol, uma, e venceu 57% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 73% de aproveitamento de Alcaraz.
O primeiro set foi marcado por um início de equilíbrio e disputas de longos pontos entre os dois tenistas, que buscando ser mais efetivos na devolução acabaram trocando quebras entre o 6º e 9º games. A disputa equilibrada, levou a parcial para o tiebreak e nele, Alcaraz trabalhou muito melhor com saque e dominou.
O tiebreak se refletiu no set seguinte, e com desgaste Molcan saiu quebrado e voltou a ter seu saque dominado pelo espanhol no 5º game, viu o adversário abrir 5/1 e novamente romper seu saque para ir à final.
Alcaraz encara o italiano Lorenzo Musetti na grande final. O italiano, de 20 anos, jogará sua primeira final em nível ATP da carreira. Alcaraz, de 19 anos, busca seu quinto título na temporada.
Os dois tenistas se enfrentaram uma única vez no circuito profissional, na chave do Challenger de Trieste, na Itália, em 2020 e o espanhol levou a melhor, mas em três sets.