X

GUERREIRO! Nadal supera dores, vira batalha épica e vai à semi de Wimbledon

Quarta, 06 de julho 2022 às 15:31:47 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Rafael Nadal, número quatro do mundo, segue dando exemplos. Nesta quarta-feira ele sentiu dores no abdômen desde o começo do jogo, mas mesmo assim usou a força mental para virar contra o americano Taylor Fritz, 14º colocado.



O espanhol precisou de 4h20min de duração para superar o rival por 3 sets a 2 de virada com parciais de 3/6 7/5 3/6 7/5 7/6 (10/4) e ser ovacionado na quadra central do All England Club.

Nadal alcança a semifinal de Wimbledon pela oitava vez e buscará, na sexta-feira, sua sexta final no torneio onde foi bicampeão em 2008 e 2010 e com vices em 2011, 2007 e 2006.

Ele jogará sua 38ª semifinal de Major e é o terceiro mais velho a alcançar esta fase no torneio atrás de Roger Federer e Ken Rosewall.

Agora Rafa soma 19 vitórias seguidas de Majors com os títulos conquistados no Australian Open e Roland Garros e segue sonhando em fechar os quatro Majors num mesmo ano, feito que não ocorre desde Rod Laver em 1969 no masculino.

Na sexta-feira irá enfrentar o australiano Nick Kyrgios, 40º colocado, que passou em sets diretos pelo chileno Cristian Garin. Kyrgios joga pela primeira vez esta fase em um Grand Slam na carreira e jogará pela 10ª vez contra o espanhol. São seis vitórias de Rafa, mas uma de Kyrgios em Wimbledon em 2014. Nadal devolveu em 2019. Os dois jogos foram de quatro sets.

Rafa se vinga da final de Indian Wells este ano onde ambos estavam machucados e o americano levou a melhor ficando com o caneco.

 

O jogo


Nadal começou forte a partida, com tudo, abriu 3 a 1 com quebra, mas seu saque não andava tanto como nos jogos anteriores. Ele permitiu a virada de Fritz que fez cinco games seguidos e fechou o primeiro set por 6/3.


Rafa começou sólido a segunda etapa, abrindo 2 a 0, mas a partir daí começou a sentir dores no abdômen que vem com uma proteção desde o meio do torneio. Cada vez o saque foi ficando mais fraco. Rafa pediu atendimento no meio da parcial, tomou remédios, fazia expressão de dor, mas seguiu resistindo e numa brecha de Fritz quebrou para fechar o set por 7/5, empatando o jogo. Ao longo do segundo set seu pai Sebastian e seu empresário, Carlos Costa, aconselharam Rafa a desistir da partida, mas ele prosseguiu.


No terceiro set, Fritz começou quebrando, manteve a força e quebrou no nono game para fechar por 6/3. 


No intervalo, Rafa chamou o fisio, conversou e decidiu continuar mesmo com a expressão ruim na face. E ele saiu quebrando com bela bola, logo no primeiro game. Nadal foi sustentando a dianteira até ser quebrado no oitavo game. Ele teve uma chance de quebrar de novo, mas Fritz salvou com belo winner de forehand após longa troca, O americano virou para 5 a 4, mas Rafas igualou e quebrou no fim para fechar por 7/5. Ele olhou para o box de seu staff e por incrível que pareça o pessoal não o apoiou.

 

No quinto set o jogo foi saque a saque e no sétimo game, após grande luta e breaks salvos, Nadal quebrou e colocou 4 a 3 e saque. O espanhol errou em uma tentativa de deixada, acabou quebrado de volta e o americano virou para 5 a 4. O jogo foi ao super tie-break de dez pontos e Rafa começou com tudo em bela bola baixa forçando erro do americano e em seguida abriu 4 a 0, permitiu que Fritz encostasse em 5 a 3, mas tornou a jogar bem marcando 8 a 3 e definiu por 10 a 4 com grande saque e forehand cruzado.

banner
banner