A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta terça-feira que a Lawn Tennis Association (LTA) da Grã-Bretanha foi selecionada para sediar as finais da Billie Jean King Cup. As finais serão disputadas em quadras duras cobertas na Emirates Arena em Glasgow, Escócia, de 8 a 13 de novembro.
Esta é a quarta ocasião em que a Grã-Bretanha sedia as finais da maior competição internacional anual de equipes no esporte feminino. Lançado em 1963 como a Fed Cup, o primeiro evento foi realizado no Queen's Cub de Londres, com a própria Billie Jean King como membro da equipe vencedora dos EUA. A competição passou a ser realizada em Eastbourne em 1977 e Nottingham em 1991.
A Grã-Bretanha, como nação anfitriã, se juntará à Austrália, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Itália, Cazaquistão, Polônia, Espanha, Eslováquia, Suíça e EUA nas finais para competir pela chance de se tornar campeã mundial.
As finais verão essas 12 nações competirem em quatro grupos de três países, com os quatro vencedores dos grupos se classificando para as semifinais.
Em alinhamento com a estratégia Advantage All da ITF para incentivar mais mulheres e meninas a jogar tênis, a LTA está colocando um foco especial em colocar o tênis na vanguarda do esporte feminino na Grã-Bretanha. O evento Billie Jean King Cup Finals será usado para aumentar a conscientização sobre o tênis como o esporte misto de gênero mais estabelecido e incentivar mais mulheres e meninas no Reino Unido a entrar na quadra pela primeira vez.
O presidente da ITF, David Haggerty, disse: “Estamos muito satisfeitos em trazer a Billie Jean King Cup 2022 pelas finais do BNP Paribas para Glasgow. O LTA apresentou uma oferta muito impressionante como parte de um processo de hospedagem competitivo. Eles sediaram com sucesso os jogos da Copa Davis em Glasgow, e estamos ansiosos para que a Copa do Mundo de Tênis Feminino aconteça na frente de fãs apaixonados de tênis de todo o mundo em uma atmosfera elétrica, no auge da temporada de tênis feminino”.
Anne Keothavong, Grã-Bretanha, Billie Jean King Cup Captain disse: “Esta é uma oportunidade fantástica para construir o perfil do tênis feminino e focar a atenção no esporte feminino. Toda a equipe está muito animada em jogar na frente de uma torcida local e ouvir um grande apoio durante toda a semana.”
Scott Lloyd, executivo-chefe da LTA, disse: “Dissemos que éramos ambiciosos em trazer mais eventos importantes para a Grã-Bretanha e aumentar o perfil do tênis durante todo o ano, e estou muito feliz que Glasgow sediará o Billie Jean King Cup Finals, bem como a fase de grupos da Davis Cup Finals deste ano. As primeiras finais de todos os tempos foram realizadas na Grã-Bretanha em 1963, e é brilhante que as finais voltem aqui pela primeira vez desde 1991. Isso nos dá uma grande chance de abrir o tênis para mais pessoas e criar memórias especiais que esperamos que inspirem a próxima geração de jogadores.”