Josep Guardiola, um dos treinadores de futebol mais prestigiados do mundo, técnico do Manchester City, comentou sobre Rafael Nadal durante as prévias do Puma Legends Trophy que acontece nos dias 7 e 8 no Pula Golf de Mallorca, na Espanha.
"Parece impossível. E segundo ele em condições de muitas dificuldades físicas devido aos problemas que teve. Não há mais adjetivos para descrever a carreira e os sucessos de Rafa. Parecia que depois de vencer o nono ou décimo ele já estava lá. Ficaria mais velho . Mas ele não para. E tenho a impressão de que se o corpo dele aguentar os problemas com o pé, ele vai continuar vencendo," disse Guardiola que concordou ao ser perguntado se era o maior atleta da Espanha da história: "Sem dúvida. E eu diria sem discussão. É difícil comparar esportes individuais com esportes coletivos. A Espanha teve atletas muito bons, mas a consistência e longevidade de Rafa não foram tidas por ninguém ".
Ele foi perguntado de comparações por um DNA vencedor com o time do Real Madri que venceu recentemente pela 14ª vez a Liga dos Campeões. Guardiola, que foi famoso por treinar o Barcelona, respondeu: "Não posso dizer. Não sou Nadal, não joguei pelo Real e nunca estarei nesse clube. Há muitas Ligas dos Campeões e há muitos Roland Garros. A comparação é normal".