Em coletiva de imprensa após a vitória na estreia de Roland Garros contra Yoshihito Nishioka por 6/3 6/1 6/0, Novak Djokovic criticou Wimbledon que baniu tenistas russos e bielorrussos e como consequência a ATP retirou a pontuação do evento.
Leia Mais:
Djokovic vence fácil na estreia
Sérvio é vaiado após comemoração em erro do adversário
"Fui afetado porque não serei capaz de defender 4 mil pontos (Australian Open e Wimbledon), mas estou feliz porque a ATP e os jogadores decidiram mostrar a Wimbledon que quando se toma a decisão errada, há consequências", disse o número 1 do mundo que apesar das críticas, vai jogar em Londres.
"Wimbledon ainda é Wimbledon, é meu sonho de criança, nunca olhei pelos pontos ou o prize money, mas entendo que muitos jogadores serão afetados. É uma situação de perda".
Djokovic ainda disse ter tido acesso a documentos em que o governo britânico deu outras opções ao torneio que não fossem retirar os russos e bielorrussos do torneio: "Eles ainda decidiram por isso sem falar com ninguém. Eu sou pela união, sempre fui".
He will still play it. "Wimbledon is still Wimbledon, it was my dream as a kid, I never looked at it for points of prize-money, but I understand the group of players affected. It's a lose-lose situation".
— José Morgado (@josemorgado) May 23, 2022