Novak Djokovic manteve a liderança do ranking em nova tabela divulgada nesta segunda-feira, mas está ameaçado na semana do Masters 1000 de Madri, na Espanha, onde necessitará de pelo menos duas vitórias.
O sérvio defende 500 pontos referentes ao título de 2019 com descarte pela metade e na projeção da próxima semana estaria ficando com 7900 enquanto que o russo Daniil Medvedev descarta 90 e na projeção está com 7990. Assim, Nole precisará no mínimo atingir as oitavas de final no Masters espanhol (ou seja, duas vitórias) o que o colocaria com os mesmos pontos do russo.
Alexander Zverev defende o caneco do ano passado e portanto não tem chances de assumir a ponta no momento. Rafael Nadal descarta 180 do ano passado e tem chances de somar preciosos pontos na semana caso tenha um bom desempenho.
A única mudança no top 20 na semana foi a volta do búlgaro Grigor Dimitrov que subiu dois e é o 20º. Vice em Estoril, Frances Tiafoe obteve o melhor ranking indo ao 25º. Vice em Munique, o holandês Botic Van de Zandschulp subiu nove e foi ao 31º. Campeão em Portugal, o argentino Sebastian Baez subiu 19 e foi ao 40º. Campeão em Munique, o jovem Holger Rune, de 19 anos, subiu 25 e é o 45º.