O jovem dinamarquês Holger Rune, 70º do mundo, alcançou, neste sábado, sua primeira final nível ATP no torneio 250 de Munique, na Alemanha, e vibrou com a façanha. Ele vai encarar o holandês Botic Van de Zandschulp.
O nórdico superou o alemão Oscar Otte, 62º colocado, por um duplo 6/4. ele não havia vencido jogos consecutivos em nível ATP na temporada até esta semana e derrotou pela primeira vez um top 10 ao bater o local Alexander Zverev, terceiro colocado.
“É uma sensação bastante irreal”, disse Rune depois de se tornar o terceiro finalista mais jovem de Munique na Era Aberta: “Eu não esperava isso vindo para este torneio, e apenas encarei jogo a jogo. Obviamente, tive um sorteio difícil, jogando contra Zverev na segunda rodada, mas sabia que seria difícil, então estava pronto desde o início e estou super feliz por estar na final.”
Rune ficou com Otte no primeiro set depois que o número 62 do mundo teve um início rápido e conquistou uma vantagem de 4-1 no início. O jogador de 19 anos respondeu com cinco jogos seguidos para voltar e ganhar o set enquanto aumentava a pressão sobre as táticas de saque e vôlei do alemão. Ele foi obrigado a esperar seu tempo em um segundo set apertado, com a torcida da casa pressionando Otte, mas Rune conquistou o intervalo decisivo quando 5-4 à frente para definir um confronto pelo campeonato com Botic van de Zandschulp.
“Está ficando cada vez melhor, estou melhorando a cada dia, e é isso que importa. No final, tenho alguns objetivos de ser o número 1 do mundo e você precisa começar em algum lugar, e estou feliz por estar aqui em Munique”.
Rune chegou à sua primeira final do Tour sem perder um set, e o dinamarquês ficou satisfeito com a maneira como ele manteve a cabeça calma sobre seus jovens ombros quando estava sob pressão.
“Eu estava bem perto [de perder um set] duas vezes neste torneio”, disse Rune. “Estava perdendo por 4-1 hoje e 5-2 na primeira rodada [contra o tcheco Jiri Lehecka]. Eu apenas tentei ficar no momento e ficar calmo, e isso realmente me ajudou a voltar desse tipo de posição. Sempre fui focado, e foi isso que me ajudou."