O Follow the Beach Copacabana, entre os dias 20 e 24 de abril, um dos Big 3 do esporte, segue marcando tendências e, na noite desta sexta-feira, realizou a apresentação do Beach Tennis Adaptado na quadra central montada na praia de Copacabana.
Crédito: @diogobeachtennis / @followthebeachcopacabana
Pentacampeão mundial do Beach Tennis, Alessandro Calbucci participou do jogo junto com Tazio de Carvalho e Alexandre Knella, o primeiro com sequelas de poliomielite e o outro amputado que participa de altinha sentado e o jogador profissional portorriquenho Carlos Rivera : "Como no vôlei é muito emocionante. Começamos depois do Parapan em 2007 e conseguimos desenvolver, hoje está caminhando e ganhou o mundo. Calbucci me procurou para fazermos essa apresentação e queria agradecer a ele ao Follow que é um evento maravilhoso, grande. Nós demos um pontapé inicial , agora temos que levar até o gol", disse Débora Morand, que criou e cuida do Vôlei Sentado de Praia no Rio de Janeiro e está dando iniciação e testando essa nova modalidade na capital carioca.
No Beach Tennis Adaptado a rede tem 1,30m de altura, mais baixa que as habituais 1,70m do Beach Tennis feminino e 1,80m do masculino e a quadra é menor, 4 metros de comprimento por 5 de largura (8x5 é o tamanho total).
Tazio de Carvalho comemorou a realização do evento: "A semente foi plantada . Hoje não teve vencedor ou perdedor, quem ganhou foi o Beach Tennis . Quero agradecer ao Calbucci a oportunidade ao Gian Luca Padovan, a Debora".
Alexandre Knella completou: "É a primeira vez que estamos jogando com o Calbucci e isso não é um passo, mas sim uma raquetada enorme , só tenho a agradecer, estou muito feliz, em êxtase".
Rivera destacou: "É muito divertido, as pessoas não sabem o bom que é isso , creio que tem muito futuro o esporte Adaptado , estou louco para ver um torneio. Qualquer pessoa pode desfrutar, não só os descapacitados, mas qualquer um pode participar".
Irigaray e Ramos dançam com o grupo do projeto social Semeartes / Crédito: @diogobeachtennis / @followthebeachcopacabana
O dia contou também com a apresentação do projeto social Semeartes, da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que existe há nove anos, que conta com 120 crianças carentes e oferece aulas de dança, teatro e música. Eles incendiaram a quadra central colocando a fera espanhola Antomi Ramos, vice-líder do ranking mundial, e o francês Theo Irigaray, entre os top 10 do ranking.
"Nossos alunos ficaram encantados pois não conheciam muito sobre o esporte. Esse evento abriu a visão de um novo mundo para eles. Saíram se sentindo especiais e muito bem acolhidods", disse Talita Santos, organizadora do projeto social.
Além das categorias profissionais, o Follow the Beach Copacabana tem amadoras que vão desde os jovens Sub 12 até os veteranos até acima dos 60 anos. Haverá também as disputas da Team Cup , competição por equipes e torneio de Pais e Filhos e Duplas Masculina e Feminina nas classes A,B, C e D.
A estrutura tem 26 quadras iluminadas, sendo arquibancada da quadra central para três mil pessoas, área gastronômica, lojas e um espaço que contará com shows em todos os dias da competição. O Follow the Beach Copacabana terá o torneio profissional, eventos de categorias amadoras, de veteranos, juvenis, além de Pais e Filhos. Fora isso, uma grande programação de entretenimento é esperada com shows e a Bateria do Salgueiro animando o período que será de Carnaval no Rio de Janeiro. São 2.500 inscrições com cerca de 2 mil atletas confirmados nesta que será a terceira edição da competição em Copacabana retornando ao palco principal após dois anos de pandemia. Em 2020 e 2021, o Follow the Beach foi disputado em locais como Uberlândia (MG) e Campinas (SP) com grande sucesso.
Programação Prévia:
23/04 - Quartas de Final dupla feminina a partir das 10h e Oitavas Dupla Masculina / Semi Dupla Feminina a partir das 15h30 / Quartas Dupla Masculina a partir das 16h30
24/04 - Semi Final Dupla Masculina a partir das 11h / Final Dupla Feminina a partir das 15h / Final Dupla Masculina a partir das 17h
Local: Praia de Copacabana - Entre os Postos 2 e 3
A competição tem o patrocínio da TIM, reconhecidamente empresa parceira do esporte, da Caçula, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Oakley e conta com os apoios da Sexy Big 3 e do Hotel Fairmont e parceria de mídia da RecordTV, que é a TV Oficial. O evento terá transmissão para 180 países através do portal R7.com. A realização é da Rionventa Eventos.