O cearense Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 116º do mundo, acabou derrotado pelo número 2 de Portugal e 150º do mundo, Nuno Borges, nas quartas de final do Challenger de Oeiras, em Portugal, naquela que pode ser uma prévia do duelo da Copa Davis.
Quarto favorito do torneio português, Monteiro encarou 3h19 de duelo e acabou derrotado em 6/7 (6-7) 7/6 (7-2) 7/5 tendo convertido três aces contra sete de Borges, que venceu 62% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento do brasileiro, que cometeu as três duplas-faltas do jogo.
A partida começou com o brasileiro quebrando o saque do português já no primeiro game e administrando a vantagem, em games muito brigados, mas acabou quebrado sacando para o set no 10º game e viu-se obrigado a disputar o tiebreak. Ali, Monteiro saiu perdendo de 3/0 com duas mini-quebras, mas virou para 5/4 e fechou.
Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado, mas sem quebra, foi definido no tiebreak, no qual o português foi dominante e abriu 6/2 com duas mini-quebras empatou a partida.
No set final, Borges entrou empurrado pela torcida, buscando a rede, abriu 2/0, mas não sustentou a quebra de vantagem. Os tenistas seguiram se pressionando, trocaram quebras entre 5º e 6º games e a definição foi com quebra no 12º game.
Sexto favorito no torneio, Borges tenta vaga na final contra o croata Nino Serdarusic, 207º, que venceu batalha contra o americano Noah Rubin, 482º, em 6/7 (7-5) 6/2 7/5.