Logo após divulgar as quatro cidades sedes das disputas da fase de grupos das Finais do Grupo Mundial da Copa Davis, a organização do torneio oficializou o Canadá como substituto a equipe da Rússia, através de um convite.
A Rússia é a atual campeã da Copa Davis, após derrotar a Croácia na final em 2021, e por esta razão estava classificada diretamente para a disputa das Finais este ano. Porém, em razão da invasão da Ucrânia por parte do exército russo, ficou definido pelas entidades do esporte ATP, WTA e ITF, que os atletas russos e bielorrussos não podem competir ostentando a bandeira de seu país e que os dois países, que estão juntos na guerra, ficam impedidos de competir nos torneios entre nações (Copa Davis, ATP Cup e Billie Jean King Cup).
Como não havia se classificado diretamente para a disputa de grupos ao ser derrotados pela equipe de Holanda, o Canadá, vice-campeão da Davis em 2019, recebeu o convite e substitui os russos.
No site do torneio, é possível ver na lista de campeões a equipe russa identificada como Federação Russa de Tênis, sem menção ao país.
👋 🇨🇦 @TennisCanada
— Davis Cup (@DavisCup) March 17, 2022
All 16 teams confirmed for the Group Stage in September 🙌#DavisCup #byRakuten pic.twitter.com/R0RKX13jdX