O treinador do russo Daniil Medvedev, Gilles Cervara, comemorou a chegada do pupilo ao topo do ranking da ATP, como fruto de 20 anos de trabalho e a junção com um trabalho mental diferenciado proposto pelo psicólogo esportivo Francisca Dauzet.
"Ninguém pode tirar essa conquista de nós, ficará para sempre gravada na história. A nível pessoal, é a prova de que fiz a coisa certa ao perseguir meus sonhos, por mais difíceis que fossem. Ver Daniil no número 1 representa o orgulho e a conclusão de um caminho que começou há 20 anos, dedicado a um investimento total no trabalho, para se aprimorar. É uma grande conquista profissional para toda a equipe e, principalmente, para Francisca Dauzet, responsável pelo desempenho mental de Daniil" ,declarou o treinador francês, fazendo questão de exaltar o trabalho do psicólogo esportivo de Medvedev.
Para Cervara, o trabalho de Dauzet fez com que Medvedev superasse um de seus grandes obstáculos, o mental. "O fez superar algo que, em princípio, era um obstáculo e trazer à tona uma força interna que ele soube canalizar em quadra".
A próxima etapa do trabalho é manter Medvedev no topo do ranking, que Cervara vê como tão ou mais desafiador que chegar ao número 1: "É tão difícil ou mais, o desafio de estar no topo é incomparável para mim e o importante é que cada dia você queira ser melhor que no anterior, busque aquela progressão permanente que te faça humilde, supere a si mesmo e não ter nada como garantido",